Conectar-se

Esqueci minha senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado
Não há nenhum usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e nenhuma Visita :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 39 em Seg Jul 31, 2017 9:54 pm
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo


Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Manutenção das Centrais de Incêndio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Manutenção das Centrais de Incêndio

Mensagem  bteixeira em Qui Out 01, 2009 9:50 am

Bom dia a todos..

Cá vai mais uma "contribuição"...

Gostaria de saber qual (se existe) a obrigatoriedade de periodicidade na manutenção/verificação das centrais de incêndio e seus componentes. No meu entender e, como se trata de equipamentos de detecção de incêndio deveriam ser anualmente revistos, tal como os de extinção, no entanto necessito aferir se existe base legal para esta questão.

Agradeço desde já,

bteixeira
avatar
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 39
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção das Centrais de Incêndio

Mensagem  Carlo Duarte em Sex Out 02, 2009 11:33 am

Bom dia,

Veja se este DL ajuda, http://dre.pt/pdf1sdip/2008/11/22000/0790307922.pdf

Estive a falar com um técnico da empresa e ele indicou-me esse DL, ao ler o mesmo por alto parece que a frequencia das manutenções está dependente do "nivel" das instalações.
avatar
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 35
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção das Centrais de Incêndio

Mensagem  bteixeira em Sex Out 02, 2009 2:13 pm

Boa tarde,

Obrigado pela sua ajuda, mas efectivamente do que vejo no 220.

Artigo 25.º
Contra-ordenações e coimas
1 — Sem prejuízo da responsabilidade civil, criminal ou disciplinar, constitui contra-ordenação:

..
o) A inexistência ou a deficiente instalação, funcionamento, manutenção dos equipamentos ou sistemas de detecção, alarme e alerta, em infracção ao disposto nas normas técnicas, publicadas no regulamento técnico referido no artigo 15.º;

Ora o Regulamento técnico (Port. 1532) refere que, com as devidas excepções devem existir "instalações que permitam detectar o incêndio e, em caso de emergência, difundir o alarme para os seus ocupantes, alertar os bombeiros e accionar sistemas e equipamentos de segurança"
...Claro que depois a configuração dessas instalações depende da UT, o problema aqui é que o local em questão já possui essa instalação (CDI) e, pelo que consigo aferir, não existe nada a referir qual a periodicidade de manutenção (o tipo de instalação sim depende da UT).

Já contactei com a APSEI, e várias empresas da área e NENHUMAme sabe responder, ficaram de averiguar a questão para mais tarde me responderem... Até nos manuais das CDI que já consultei diz que "deve ser periódica" só não diz é de quanto em quanto tempo...

Cá para mim é mais um "vazio" legal que existe. Todas as opiniões são bem vindas, porque realmente ou eu estou a ver mal esta legislação ou não sei mesmo...

Cumprimentos a todos e mais uma vez obrigado Carlo Duarte.

bteixeira
avatar
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 39
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

manutenção

Mensagem  batista em Qui Jun 17, 2010 12:27 am

ola a todos.
 
a uma lei que saiu a 18 de outubro de 1993, que obriga qualquer sistema de detecção de incendio a ter manutenção anual, eu não sei de cor qual e o decreto, tambem so pode ser efectuado por uma empresa certificada, mas hoje em dia qualquer um ja monta detecção de incendio sem saber as leis ou ser qualificado que mais dia menos dia muitos vão ter problemas. 

batista
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manutenção aos sistema de detecção de incendios de acordo com NP EN 54-14

Mensagem  Jose Luis em Ter Jan 11, 2011 12:18 am

De acordo com a NP EN 54-14 as centrais de detecção de incendio "SADI" devem de ser alvo de manutenção anual e de inspecções diárias, semanais e mensais.
Com base no Novo Regulamento de Segurança Contra Incendios, a manutenção anual deve ser efectuada por empresa registada na ANPC.

Tanto a manutenção como as inspecções periódicas devem de ser alvo de relatório técnico, o qual deve ser arquivado em anexo aos registos de segurança que fazem parte integrante do Dossier das Medidas de Autoprotecção e os quais devem ser mantidos actualizados pelo periodo de 10 anos.

Os registos de segurança são comuns a todas as UT independentemente da sua categoria de risco, pelo que a manutenção das SADIS deve ser efectuada até a de um simples sistema instalado num café...
Espero ter contribuido...
www.securiform.com
Jluis
avatar
Jose Luis

Masculino Câncer Macaco
Número de Mensagens : 1
Idade : 49
Localização : marinha grande
Emprego/lazer : securiform
Pontos : 1
Reputação : 0
Membro desde : 20/12/2009

Ver perfil do usuário http://www.securiform.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção das Centrais de Incêndio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum