Conectar-se

Esqueci minha senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 39 em Seg Jul 31, 2017 9:54 pm
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo

Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Responsabilidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Responsabilidades

Mensagem  alexandra em Qua Mar 31, 2010 4:36 pm

Boa tarde,

Estou aqui com uma dúvida em relação à entrega do Relatório Único - quem deve enviá-lo?

Isto porque hoje encontrei uma comunicação da OTOC (Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas) aos seus membros sobre este tema.
Na comunicação surge o seguinte:
Da leitura que fazemos dos quadros do «Relatório Único», pelas informações solicitadas, é nosso entendimento que ele é da responsabilidade das empresas de segurança e higiene no trabalho, devendo os Técnicos Oficiais de Contas facultar-lhes os elementos contabilísticos necessários ao seu preenchimento e envio;
Faço esta pergunta porque, pertenço a uma empresa prestadora de serviços externos, e preencho os Anexos D de todas as empresas clientes.

O que tenho dito é que a entrega do RU é da responsabilidade do Empregador, que nós apenas preenchemos o Anexo D. Os restantes anexos e respectiva entrega do RU é da responsabilidade do Empregador (ou qualquer outra pessoa designada).
Gostaria de saber o que pensam os colegas.

Fica aqui o link para consulta:
http://www.otoc.pt/noticias_site/detalhes.php?id=55827&t=Q29tdW5pY2Fkb3M=

Obrigada,
alexandra
Veterano
Veterano

Feminino Capricórnio Rato
Número de Mensagens : 52
Emprego/lazer : TSHST
Pontos : 129
Reputação : 3
Membro desde : 01/04/2009

Ver perfil do usuário

Re: Responsabilidades

Mensagem  bteixeira em Qua Mar 31, 2010 11:13 pm

Cara Alexandra,

Também eu faço parte de uma empresa de serviços externos e, também nós, como vocês, apenas preenchemos o Anexo D do RU.
Ainda não li a noticia com atenção e, provavelmente só amanha o farei, mas não queria deixar de partilhar a minha opinião...

Penso que ao nível do RU, nós empresas externas, só somos responsáveis pelo Anexo D, até porque não me parece que as empresas estejam dispostas a facultar dados de facturação (por exemplo) aos seus prestadores... O anexo D é o único para os quais as empresas externas possuem dados - TODOS os restantes dados estão virados para a contabilidade da empresa por isso, não faz sentido no meu ponto de vista esta noticia.

Se a empresa tem contabilidade organizada, não entendo o porquê da noticia, os Srs. contabilistas só têm de fazer o que sempre fizeram, agora num formato diferente... delegando-nos a responsabilidade do Anexo D.
A quantidade de dados que seria necessário para uma empresa de Serviços Externos processar seria brutal e, muito pouco conveniente mesmo com o compromisso de confidencialidade.

Na minha empresa o sistema está a resultar ...até agora não tivemos qualquer problema com a "contabilidade" - o problema maior é o dos clientes SEM contabilidade organizada e, que não querem dar os dados - nestes casos o mais certo é entregarmos o anexo D ficando o mesmo pendente de certificação (só é dada com a entrega do Anexo 0 se não me falha a memória)

Esta noticia, a meu ver, só irá trazer chatices e, lançar mais confusão onde por si só já há muita...

Cumps,

bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ver perfil do usuário