Conectar-se

Esqueci minha senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 39 em Seg Jul 31, 2017 9:54 pm
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo


Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Certificados de formação

Ir em baixo

Certificados de formação

Mensagem  Irene Oliveira em Seg Abr 19, 2010 5:21 pm

Olá Boa tarde!

Venho solicitar a ajuda se possível, relativamente a uma matéria sempre " polémica" e controversa, para muitos, e que suscita muitas duvidas, é o seguinte: Por lei o empregador é obrigado a disponibilizar ( x horas ) formação Certificada aos seus colaboradores, isto implica a que no final o colaborador tenha um certificado de presença ou de formação profissional consoante o caso.
Mas se a formação for interna, dada por um colaborador da mesma empresa que não possua um CAP, no final da formação este poderá passar algum certificado? no meu entender julgo que não, no máximo poderia passar uma declaração em como o colaborador x teve aquela formação.

Eu fui confrontada com esta situação na empresa onde trabalho, pois o empregador entende que se poderá passar um certificado de formação interna,mesmo que o formador não possua CAP.

Que tipo de " documento" válido se poderá passar nestas situações?

São os efeitos do relatório único nas empresas... anda tudo a aproveitar horas de formação interna... para serem contabilizadas..

Muito obrigada, e continuação de bom trabalho!!
avatar
Irene Oliveira
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 8
Pontos : 42
Reputação : 0
Membro desde : 26/02/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação certificada

Mensagem  Vitor em Ter Abr 20, 2010 9:17 am

Bom dia.
Enquadrando-se a sua questão no ano de 2009, a formação certificada quer dizer isso mesmo, formação com emissão de certificado, podendo ser formação interna.

Algumas empresas formadoras de formadores têm a opinião que a formação certificada mesmo interna tem de ser feita por formadores com o CAP previsto legalmente.
Não é assim. Mas o seu ponto de vista até se compreende, do ponto de vista do seu negócio, mas não é assim.
Por exemplo, pode ter uma formação dada por um formador com o CAP e a formação não ser certificada, porque não são emitidos registos de formação (certificados, etc...).

Eu dou-lhe um exemplo:
Determinada empresa considerada que a formação inicial para um formador interno deve ser um curso de formação de formadores para atribuição de CAP. Eu concordo com este ponto de vista, em virtude de não se dever inventar a roda quando os cursos que atribuem CAP de formador estão num estado já de desenvolvimento técnico bastante bom.
Mas depois a mesma empresa considera que para os seus formadores internos não é necessário efectuar a revalidação do CAP, já que a empresa lhes reconhece competência para o exercício dessa função de formador interno.

As regras poderão mudar no futuro. A formação certificada espera-se que seja feita por empresas de formação reconhecidas por uma entidade pública. No entanto, existirá a possibilidade de a empresa considerar que determinada formação dada por empresa não reconhecida por essa entidade pública é relevante e dada com competência, pelo que poderá assumir que essa formação não certificada é uma formação certificada e com emissão de certificado.
O que na minha opinião faz sentido.
Imagine que determinada empresa vende para outra um determinado equipamento de protecção ou mesmo uma máquina. Normalmente, essa empresa dará a formação aos utilizadores dos seus produtos. Claro que é uma empresa que projecta/vende equipamentos, e não vende serviços de formação, não está no seu core nem estará no seu CAE. A formação vem com o equipamento no "mesmo pacote".
Seria contraproducente não considerar esta formação como formação certificada. Emitem-se os certificados de presença ou aprovação e pronto, têm-se também evidências de formação de riscos e de meios de protecção.

Concluindo, pode colocar a formação interna no relatório de SHST, se tiver certificado mesmo interno.
Não é necessário um formador com CAP de formador para dar formação interna certificada.

Melhores Cumprimentos
avatar
Vitor
Iniciante
Iniciante

Masculino Número de Mensagens : 6
Pontos : 9
Reputação : 3
Membro desde : 15/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum