Conectar-se

Esqueci minha senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado
3 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 3 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 39 em Seg Jul 31, 2017 9:54 pm
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo

Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

dúvida acerca de um plano de emergencia

Ir em baixo

Mensagem  Camara1 em Seg Jan 10, 2011 3:36 pm

uma Pequena Loja de roupa necessita de um plano de emergencia?

pq sou dono de uma pequena loja e ouvi dizer que tenho que ter um plano de emergencia, será ue vou ter que contratar 1 tecnico de higiene para elaborar-me 1 plano de emergencia para a minha loja?

Camara1
Convidado

Re: dúvida acerca de um plano de emergencia

Mensagem  bteixeira em Seg Jan 10, 2011 3:50 pm

Boa Tarde

As Medidas de Auto-protecção (MAP) têm vários patamares... ou seja, consoante o grau de risco da empresa/estabelecimento assim as exigências...

Uma pequena loja (e salvaguardo o "pequena") não deve ser necessária a elaboração de um Plano de Emergência (patamar máximo das medidas de auto-protecção) mas obviamente que serão necessárias MAP´s - a situação tem de ser apurada no terreno face ao tipo de estabelecimento/número de efectivos (público e funcionários)...se está inserida noutro espaço comercial... tudo é relevante.

O melhor que tem a fazer é contratar os Serviços a uma empresa prestadora de serviços na área de Segurança e Higiene no trabalho para aferirem essa necessidade (Empresa certificada obviamente).

Caso tenha algumas questões mande PM ou ponha aqui no fórum que eu tento responder

bteixeira

bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ver perfil do usuário

Mensagem  camara 1 em Seg Jan 10, 2011 5:46 pm

Boa Tarde.

Desde já agradeço-te por ter respondido à minha questão shr bteixeira.

mas vou contratar uma empresa prestadora de serviços na área de Segurança e Higiene no trabalho, sebem que do pouco conheçimento que tenho SHSTA eu acho que uma pequena loja num meio rural nao necessita de 1 plano de Emergencia, talvez 1 plano de Sinalizaçao, isso talvez necessita mas pronto.

De qualquer maneira o meu Muito Obrigada.

Abraço

camara 1
Convidado

Mensagem  bteixeira em Seg Jan 10, 2011 9:25 pm

Boa noite,

não tem de quê...
À partida e, pelo que descreve deverá ser necessário possuir os Registos de Segurança e os procedimentos de prevenção... (o patamar mais baixo das classificações de risco)
(considerei apenas que:
A utilização é do tipo VIII Estabelecimentos comerciais, com um efectivo < 100 pessoas (Local de risco A), de apenas 1 piso - o que dá 1ª Categoria de risco - - - este "cálculo" não é vinculativo obviamente, até porque faltam dados....

mas nada de confundir com o plano de sinalização...

Cumps,

Se necessitar de uma empresa certificada mande Mensagem Privada que eu indico-lhe umas quantas que não o enganarão....

bteixeira

bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo

Ver perfil do usuário

Mensagem  JG em Sex Jan 14, 2011 5:53 pm

Olá, sou novata no envio de resposta/pedido, mas estou a adorar o forum porque me ajuda muito.
Peço a bteixeira que indique a legislação de que fez referencia ao tipo de estabelecimento.
Comecei a trabalhar há cerca de 1 mês numa empresa de prestação de serviços e actividades de consultoria na área de informática; comércio, importação e exportação de hardware, software e consumíveis informáticos; desenvolvmento de software; gestão de projectos. A empresa tem 5 trabalhadores. Não tenho experiencia profissional, e gostaria de implementar um sistema de HST.
Sei que não é obrigatório serviços externos de HST devido à empresa ter menos de 9 trabalhadores (DL 109/2000) e devido ao baixo risco nas actividades da empresa (qual a legislação que me indica o tipo de risco existente?), mas as prescriçoes minimas deverao ser sempre cumpridas (portaria 987/93).
A minha questão é:
Por onde começar?
Que documentação deverá ser feita/guardada na empresa?
è necessário uma via e saída de evacuação como refere a portaria 987/93? e portas de emergencia?
Devo adquirir equipamentos de análise de ruido, qualidade de ar, temperatura? é necessário fazer a analise?

Obrigado pela ajuda.
JG
Iniciante
Iniciante

Feminino Touro Cabra
Número de Mensagens : 8
Pontos : 28
Reputação : 0
Membro desde : 29/10/2010

Ver perfil do usuário

Mensagem  eidotter em Sex Jan 14, 2011 6:26 pm

Olá,

Esse decreto lei encontra-se revogado, em relação ao serviços de shst terá que consultar a lei 7/2009 (código de trabalho) e a lei 102/2009 (regime juridico de shst).

Cump.
eidotter
Iniciante
Iniciante

Membro desde : 12/10/2008

Ver perfil do usuário

Mensagem  bteixeira em Sex Jan 14, 2011 8:45 pm

Boa noite...

Relativamente à referencia que fiz ao tipo de estabelecimento (utilização-tipo e categoria de risco) esta recai sobre a legislação de Segurança Contra Incêndios (SCI), nomeadamente o Decreto-Lei 220/2008 e a Portaria 1532/2008 - são documentos extensos (não se assuste) onde o legislador condensou toda a legislação referente a "incêndios" que se encontrava dispersa por vários documentos já revogados (na sua maioria - um ou outro ainda em vigência condicional)...

Link: DL 220/2008
http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/11/22000/0790307922.PDF

Link: Portaria 1532/2008
http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/12/25000/0905009127.PDF

Relativamente aos Serviços de SHT deve, como o colega anterior indicou, consultar a legislação em vigor, nomeadamente a Lei 102/2009
Link: http://dre.pt/pdf1sdip/2009/09/17600/0616706192.pdf

Aconselho vivamente a sua leitura, particularmente a partir do artigo 74º

Acho que está a fazer alguma confusão relativamente à dispensa de serviços internos - essa sim uma possibilidade - ler o artigo 80º...Efectivamente não é obrigada a ter serviços internos, mas tem de os ter...no caso que apresenta externos ficam mais mais baratos...

é que TODAS as empresas devem possuir serviços de Segurança e higiene no trabalho e Saúde (Medicina)...Internos ou externos ou mistos conforme a situação da empresa...

Cuidado com algumas empresas de SHT que não estão certificadas ou, levam preços muito competitivos e depois... ou o técnico não aparece para fazer a auditoria, ou se vai não faz relatório, ou, como acontece com muitas empresas que depois passam a valorizar os serviços a preços "normais" nunca fizeram exames médicos ou nunca lhes foi emitida uma ficha de aptidão...Procure sempre uma empresa certificada - pode consultar a lista no site da ACT

http://www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/AreasPrincipais/Prestadores/ListaEntidadesPrestadorasServicosExternos/Paginas/default.aspx

Aconselho uma empresa que esteja certificada na área da segurança (ACT) e na área da Saúde (DGS)

Alguma dúvida vá postando pois qualquer um dos colegas por aqui ajuda (eu também óbvio)

cumps,

bteixeira

bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo

Ver perfil do usuário

Mensagem  bteixeira em Sex Jan 14, 2011 10:47 pm

JG escreveu:....
A minha questão é:
Por onde começar?
Que documentação deverá ser feita/guardada na empresa?
è necessário uma via e saída de evacuação como refere a portaria 987/93? e portas de emergencia?
Devo adquirir equipamentos de análise de ruido, qualidade de ar, temperatura? é necessário fazer a analise?

Obrigado pela ajuda.

Por lapso não respondi a esta parte...e é melhor ser em msg separada (mt informação)

Pois realmente uma empresa que inicie os serviços de SHT deve comunicar à ACT (modelo 1360)... - as empresas de serviço externo que exerçam de acordo com a Lei sabem que é a primeira coisa (após a contratação dos serviços) que se faz.

Em relação aos equipamentos efectivamente o empregador deve avaliar os riscos a que os seus trabalhadores estão sujeitos e, ao contrário do que ainda alguns pensam, mesmo num escritório os perigos existem - dou o exemplo das doenças respiratórias que se podem "apanhar" por causa de uma "simples" alcatifa ou de um "inócuo" Ar condicionado... Ou mesmo uma tendinite por más posturas... ou um encarceramento pois não estava delineado um plano de actuação em caso de emergência....tantas e tantas coisas.

Sei de empresas prestadoras que não avaliam nada... eu levo no mínimo um Luximetro e um termohigrometro, mas o normal é levar o luximetro com o avaliador de Partículas/CO2/CO/Compostos Orgânicos Voláteis/temperatura e Humidade... e sim, apenas para o despiste inicial...e, sempre que necessário o Sonometro...

isto são equipamentos caros, pelo que as empresas preferem ter serviços externos que lhes façam isto do que comprarem eles próprios... A maior parte das empresas prestadoras de SHT tem estes equipamentos pois são obrigatórios para a certificação, mas depois não os usam em avaliações deste género...infelizmente...
por isso podem apresentar valores de auditorias miseráveis e, outras perdem clientes pois apresentam valores um pouco acima da média, mas cumprem com o disposto na legislação...

Eu peço desculpa se estou sempre a "bater na mesma tecla" efectivamente ainda há empresas a prestar bons serviços, mas "aquelas que nós sabemos" andam a dar cabo do mercado e, qualquer dia temos de pagar ao cliente para fazermos a auditoria....

Vá colocando mais dúvidas concretas ou mande pm que terei todo o prazer em lhe responder - Não sou comercial nem ando a tentar vender o "meu peixe"...

cumps,

bteixeira

bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo

Ver perfil do usuário

Mensagem  JG em Seg Jan 17, 2011 11:30 am

Bom dia,
muito obrigado por toda a informação.
Concerteza tenho e terei duvidas que não me esquecerei de vos pedir ajuda.
JG
Iniciante
Iniciante

Feminino Touro Cabra
Membro desde : 29/10/2010

Ver perfil do usuário

ajude me a fazer um trabalho de escola sobre este assunto

Mensagem  monica=( em Qui Fev 03, 2011 8:58 pm

Boa noite! eu preciso de uma ajudinha...
pode me explicar como posso fazer um trabalho para a escola sobre o plano de emergencia?!
nao sei como fazer estou confusa.
eu tenho de falar sobre o que à nos corredores, o que à nas salas nos ginásios e balneário... mas sinceramente nao sei como fazer estou mesmo a "zeros" Sad
eu sei que isto nao passa de um trabalho da escola mas eu preciso mesmo da sua ajuda, como é obvio conta para nota.

pode me mostrar ou explicar mais ou menos como hei de fazer?! pf preciso mesmo de ajuda Sad

obrigada espero uma resposta de for possivel.

monica=(
Convidado

Mensagem  bteixeira em Sab Fev 05, 2011 11:34 pm

bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo