Legislação Online SHST & Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 269 em Qua Out 27, 2021 4:06 am
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo


Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

+4
Ana Carmo
bteixeira
Carlo Duarte
Paulo Ferreira
8 participantes

Ir para baixo

Qual o teu valor de retribuição mensal líquido?

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap0%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap41%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 41% 
[ 18 ]
Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap34%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 34% 
[ 15 ]
Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap9%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 9% 
[ 4 ]
Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap7%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 7% 
[ 3 ]
Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap0%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap0%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_lcap9%Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? I_vote_rcap 9% 
[ 4 ]
 
Total de votos : 44
 
 

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Paulo Ferreira Qui Fev 18, 2010 11:29 am

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Esta votação destina-se a obter uma referência meramente indicativa da remuneração média de um profissional de SHT.

Nota: Apenas fica registado o voto. Os dados dos participantes nesta votação não ficam registados.

Os comentários também são bem vindos.
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Administrador
Administrador

Masculino Capricórnio Cobra
Número de Mensagens : 556
Idade : 46
Localização : Maia
Emprego/lazer : TSSHT
Pontos : 590
Reputação : 73
Membro desde : 21/07/2008

https://legisonline.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Carlo Duarte Seg Mar 01, 2010 12:24 am

Acho que ainda não saiu o CCT de 2010 como tal não sei qual o aumento que vamos ter, calculo que seja por volta de 1.5%? O mínimo na tabela de 2009 para um Técnico de HST é de 713 €, como é óbvio e pelo que tenho visto é o que se paga.

Infelizmente ainda não vi empresas a pagar mais do que estipulado pelo CCT.
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  bteixeira Seg Mar 01, 2010 10:01 am

Bom dia Carlo Duarte

Será que seria possível disponibilizar-me um link para essa tabela onde está esse valor?

Só para tirar aqui umas dúvidas...

obrigado

bteixeira
bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Carlo Duarte Ter Mar 02, 2010 12:32 am

Claro, aqui vai..

http://www.inci.pt/Portugues/Construcao/EmDestaque/Documents/bte12_2009.pdf

Anexo III, pagina 965.
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  bteixeira Qua Mar 03, 2010 9:28 am

Bom dia,

Muito Obrigado pela informação...

Cumprimentos

bteixeira
bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Ana Carmo Qua Mar 03, 2010 6:23 pm

Boa tarde,

é claro que pagam sempre o mínimo... já é mau um técnico ganhar 713€ (e dp dos descontos fica em quase nada) mas, pior, pior é um técnico superior receber só mais 29 €...
Ana Carmo
Ana Carmo
Colaborador
Colaborador

Feminino Touro Galo
Número de Mensagens : 19
Idade : 43
Localização : Tavira
Emprego/lazer : TSSHT
Pontos : 45
Reputação : 3
Membro desde : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Carlo Duarte Qua Mar 03, 2010 8:40 pm

Sim, sem dúvida.. 3/4 anos no ensino superior para ter mais 40/50 euros e mais responsabilidades, não é de maneira alguma ajustado.
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Quanto ganha um técnico de segurança na Madeira????

Mensagem  Gilda Seg Mar 22, 2010 11:03 am

Caros colegas,

Na Madeira um Técnico de SHST ganha basicamente o que o empregador decidir pagar!!

E porquê???

De acordo com a Direcção Regional de Trabalho (DRT), apesar do CCT 2009 do continente identificar a nossa profissão na tabela salarial, uma vez que a Madeira tem o seu próprio CCT e a nossa profissão não está identificada no mesmo não existe qualquer regulamentação a identificar valores.

Assim sendo existem disparidades entre os valores base dos ordenados e "nunca" temos aumentos!!!

Na tentativa de alterar esta situação entrei em contacto com a DRT, tendo como resposta que para ser inserida a nossa profissão na tabela regional tem de haver uma sugestão de alguém do serviço da DRT.

Como não estou disposta a esperar que algum "iluminado" decida ter essa ideia, estou decidida a tomar uma atitude para ser "ouvida" , assim sendo venho a pedir-vos opiniões e ideias sobre qual a melhor forma de proceder!

Se uma cabeça tem boas ideias, duas ou três têm muito mais...

Obrigado

Gilda
Gilda
Gilda

Número de Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Membro desde : 22/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Quanto ganha TSHT III

Mensagem  medinas Qui maio 06, 2010 3:34 pm

Meus amigos, Tenho o CAP V E O III , não me perguntem como pois não respondo. O nivel III é mais completo e com um espirito de terreno mais abrangente. Agora os que querem o curso somente para estar debaixo do ar condicionado é normal que ganhem 500 euros.
Durante alguns anos tambem ganhei 0 euros ...sim 0....mas aprendi..agora ter 560 h de formação e querer ganhar o que não merecem...por amor de deus...
Eu invisto na minha formação continua. Coloquios , formaçoes, palestras...e por isso hoje ganho 5000 euros fixos como nivel III e sou responsavel do Departamento numa unidade fabril com 3000 colaboradores. Valorizei-me, e ao invés de estar sentado á espera de respostas e a dar formações por vezes inuteis, tive uma abordagem pragmatica. Tornei-me um colega dos trabalhadores. Trabalho a seu lado. No duro. Tudo em nome de mudanças de comportamentos.
Por isso querem ganhar mais , em vez de se estarem sempre a apoiar em exigências. Trabalhem ...e de certeza que passarão a ganhar mais.
Cumprimentos
medinas
medinas

Masculino Número de Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : -4
Membro desde : 06/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Tony Granadeiro Seg maio 10, 2010 6:37 pm

Caro Senhor Medinas,

Quero agradecer-lhe o facto de ter melhorado substancialmente o meu dia fazendo-me dar uma enorme risada aquando da leitura do seu post.
Com esse seu post apenas demonstrou que pouco ou nada percebe de HST e do trabalho que temos de efectuar na área, bem como veio para aqui todo fanfarrão menosprezar o trabalho dos outros colegas que aqui se encontram. Não é com esse tipo de atitude que se cativão trabalhadores e amizades Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Icon_cool .
Desejo-lhe um resto de uma boa tarde e volto a agradecer-lhe por este óptimo momento que me proporcionou.

Com os melhores cumprimentos,
Tony Granadeiro
Tony Granadeiro
Tony Granadeiro

Masculino Libra Galo
Número de Mensagens : 3
Idade : 42
Localização : Coimbra/Santarém
Emprego/lazer : THST
Pontos : 15
Reputação : 2
Membro desde : 13/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Carlo Duarte Seg maio 10, 2010 7:02 pm

Boa Tarde! Primeiro que tudo, com toda a certeza não atingiu o seu brilhantismo profissional com o tipo de atitude que demonstrou no seu comentário.

Quero felicitar o colega por ganhar 5 000€ como técnico de Higiene e Segurança do Trabalho, certamente um feito a nível nacional e quiçá a nível mundial. Estou feliz por si, acredite que sim, no entanto, com a sua enorme cultura e conhecimento deve ter noção da situação real do país e de certo deve entender que situações iguais à sua não se encontram em todas as empresas. Mas vá, vamos lá voltar à realidade e por uns momentos tentar responder à pergunta que foi colocada.

Sendo um técnico de nível 3 ou nível 5 existem tabelas salariais que devem ser respeitadas. Este salário mínimo é atribuído segundo um panorama profissional nacional, embora todos reconheçam que é sem duvida alguma reduzido tendo em conta as responsabilidades exercidas por um técnico, seja ele de nível 3 ou 5.

Trabalhando ou não, estando no escritório o dia inteiro a desenvolver documentação relacionada com o sistema de gestão de segurança ou ficar a olhar para a parede e dar umas formações de vez em quando não invalida as responsabilidades e competências exercidas por cada técnico e como tal todos devem ter noção das consequências do seu trabalho ou falta dele para a organização.

É também uma verdade que o curso, tanto a de nível 3 como as pós graduações equivalentes a nível 5 não dotam os formandos de competências técnicas suficientes para desempenharem a sua profissão. Mas sim de noções elementares e básicos para o inicio da actividade profissional, esta situação não impediu que 95% dos meus colegas de curso arranjassem trabalho,neste momento cada um se encontra a trabalhar em áreas abrangentes e distintas e foram adquirindo conhecimentos únicos à sua área.

Acredito, novamente, que com a sua experiência e brilhantismo profissional tenha noção que é impossível realizar um curso de Higiene e Segurança no Trabalho que consiga abranger todas as áreas existentes.

Para finalizar, não querendo menosprezar o trabalho técnico de Higiene e Segurança a realizar na industria acredito plenamente que tenha a necessidade de se tornar um colega dos trabalhadores fabris, deve ser complicado preencher as 8 horas com trabalho técnico.. No entanto, tenho pleno conhecimento das melhorias a serem realizadas nesta área, nomeadamente a nível ergonómico. Situações que fogem um pouco da nossa competência técnica e não vão ser uns colóquios que o vão resolver.
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Não se trata de Fanforrice mas sim de sentimento de conquista

Mensagem  medinas Ter maio 11, 2010 8:46 am

Meus caros Colegas,
Antes de mais quero desde já dizer que jamais pretendi ofender quem quer que fosse. O meu comentário não é nenhuma fanforrice. Pelo o contrário. é simplesmente um sentimento de conquista nas diversas vertentes que engloba a area. Noemadamente, a valorização da Função SHT e sobretudo uma conquista pessoal.
A SHT antes de tudo o que envolve e o que pretende trazer de melhorias ao colaborador, é preciso acreditar no que realmente é a função do TSHT seja V ou III.
É necessario acreditar que de facto SHT é um conjunto de meios tecnico/praticos que pode mudar comportamentos, aumentar a produção e sobretudo salvar vidas. Não sei a vossa experiencia. Mas onde trabalho , deparei-me inicialmente com situações só vistas em filmes de Terror. E hoje em dia conseguimos baixar o indice de acidentes de Trabalho substancialmente, sendo que os que acontecem são casuais. Para aqui chegar foram e são muitas as adversidades que o TSHT tem de ultrupassar. E para tal tem de Haver estofo e empenho. Cumprir ou evocar a legislação não chega.
Quanto aos coloquios , palestras, as mesmas por vezes nada trazem , mas a utilidade das mesmas são nada mais que a troca de experiencias, pois todas as experiencias trazem sempre um toque pessoal, e por vezes é deste modo que se encontram soluções e se evolui.
A nivel nacional e em Portugal a função não é ainda respeitada como deve ser como é em muitos outros paises e sobretudo em muitos sectores. Mas para isso acontecer , nao se trata somente de se fazer reclamações ou de se exigir. Passa sobretudo por agir. E quanto ao facto de ter revelado o que de facto ganho,....foi somente para vos fazer ver que é possivel atingir esses patamares. Agora o que tambem é necesario é empenho e sobretudo espirito de sacrificio e alguma competencia.
Julgo que o meu email é possivel ser visualizado no meu perfil. Se existir alguem interessado, terei todo o gosto em receber o cv, pois sei de vagas interessantes , inclusive onde trabalho. Requisitos: muita vontade de trabalhar e disponibilidade para viajar.
Cumps a todos
medinas
medinas

Masculino Número de Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : -4
Membro desde : 06/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Paulo Ferreira Ter maio 11, 2010 2:22 pm

Caro Medinas,

Desde já agradeço o seu testemunho. É de facto importante saber que existem colegas que obtiveram sucesso na sua actividade profissional e que esse sucesso é reconhecido.

Concordo consigo quando refere que é necessária uma boa dose de competência e empenho para se alcançar sucesso nesta área, mas certamente concordará com o facto de que existem muitas pessoas competentes que não são reconhecidas nos seus locais de trabalho e outras existem que nem trabalho conseguem arranjar.
Logicamente, o inverso também é um facto.

Embora o nosso desempenho hoje como profissionais possa ter algum impacto no maior ou menor reconhecimento que iremos alcançar no futuro, o certo é que actualmente o mercado e a condição económica das empresas e do país é que detêm o papel fundamental na forma como somos reconhecidos.

Por outro lado, conforme também referiu, a nossa função ainda não é respeitada a nível nacional.

Uns tempos atrás, num fórum de shst e sobre a temática das dificuldades dos profissionais desta área, um colega referiu que alguns técnicos de segurança estariam num estado próximo daquilo que se designa por Burnout.

Definição de Burnout: "A síndrome de Burnout , também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 70.
A dedicação exagerada à actividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional se transforma em obstinação e compulsão."

Qual será a percentagem de Burnout nos técnicos de segurança?


Para terminar, e relativamente às propostas de emprego que tenha conhecimento, gostaria de solicitar ao Medinas, se possível, que as publicasse no tópico "Notícias" do fórum por forma a dar maior visibilidade às mesmas.


Cumps,
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Administrador
Administrador

Masculino Capricórnio Cobra
Número de Mensagens : 556
Idade : 46
Localização : Maia
Emprego/lazer : TSSHT
Pontos : 590
Reputação : 73
Membro desde : 21/07/2008

https://legisonline.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty O PORQUÊ DOS TECNICOS DE SHST GANHAREM MAL EM PORTUGAL

Mensagem  João Guedes Ter Out 26, 2010 3:12 pm

De: João Guedes
Para: A quem interessar discutir

NA MINHA PRESPECTIVA, O LEGISLADOR, LEGISLOU BELISSISSIMAMENTE BEM AO CRIAR CURSOS DE TSHST E CURSOS DE TSSHST MAS, NÃO SE TERÁ ESQUECIDO DE LEGISLAR/CRIAR "COTAS" PARA AS EMPRESAS "ABSORVEREM" A GRANDE QUANTIDADE DE TSSHST / TSHST CERTIFICADOS ?
ASSIM, TAL COMO ESTAMOS, A PROCURA É ENORMEMENTE SUPERIOR À OFERT E.... É COMO ESTAMOS.
João Guedes
João Guedes

Masculino Virgem Tigre
Número de Mensagens : 1
Idade : 73
Localização : Marco Canavezes - Feira Nova - Ariz
Emprego/lazer : TSHST
Pontos : 1
Reputação : 0
Membro desde : 26/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal? Empty Re: Quanto ganha um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho em Portugal?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos