Legislação Online SHST & Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 269 em Qua Out 27, 2021 4:06 am
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo


Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Duvida sobre o curso superior

+5
João Tavares
gaudenzi
Ana Carmo
Paulo Ferreira
Bruno Maia
9 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Duvida sobre o curso superior

Mensagem  Bruno Maia Ter Jun 15, 2010 7:57 pm

Boa noite sou estagiario de tecnico de higiene e segurança no trabalho (NIVEL 3) e gostaria de saber se perciso de alguma licenciatura para poder tirar o curso de tecnico superiror de higiene e segurança no trabalho ( NIVEL 5) ou se quando acabar o 12º ano posso logo tirar o cusro de técnico superior.

Aguardo resposta
Bruno Maia
Bruno Maia
Iniciante
Iniciante

Masculino Escorpião Cavalo
Número de Mensagens : 7
Idade : 33
Localização : Crato, Portalegre
Emprego/lazer : Estagiário SHST
Pontos : 39
Reputação : 1
Membro desde : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty SHTA

Mensagem  Diana Qua Jun 16, 2010 3:58 pm

Também gostava de saber essa resposta !
Para termos o nivel V podemos fazer uma formação de 560? Ou temos que ir para a universidade?
Gostaria de obter uma resposta, obrigada ! Duvida sobre o curso superior Icon_biggrin  Duvida sobre o curso superior Icon_biggrin  Duvida sobre o curso superior Icon_biggrin  Duvida sobre o curso superior Icon_biggrin  Duvida sobre o curso superior Icon_biggrin  Duvida sobre o curso superior Icon_biggrin 
avatar
Diana
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  Paulo Ferreira Qua Jun 16, 2010 4:33 pm

Caros colegas,

Para obterem o nível 5, têm duas possibilidades:
- Frequentar uma licenciatura de segurança no trabalho;
- Possuir uma licenciatura e frequentar um curso acreditado pela ACT que confira equivalência ao nível 5.


Cumps,
Paulo Ferreira


Última edição por Paulo Ferreira em Ter Dez 14, 2010 11:48 am, editado 1 vez(es)
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Administrador
Administrador

Masculino Capricórnio Cobra
Número de Mensagens : 556
Idade : 46
Localização : Maia
Emprego/lazer : TSSHT
Pontos : 590
Reputação : 73
Membro desde : 21/07/2008

https://legisonline.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  Bruno Maia Qua Jun 16, 2010 4:55 pm

Entao assim de qualquer forma terei que ter uma licenciatura certo?
Bruno Maia
Bruno Maia
Iniciante
Iniciante

Masculino Escorpião Cavalo
Número de Mensagens : 7
Idade : 33
Localização : Crato, Portalegre
Emprego/lazer : Estagiário SHST
Pontos : 39
Reputação : 1
Membro desde : 15/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  Ana Carmo Sex Jun 18, 2010 11:51 am

Boas,

para obter nível V é necessário:

- Tirar curso em Higiene e Segurança

ou

- Ter uma licenciatura/bacharelato e tirar o CAP.
Ana Carmo
Ana Carmo
Colaborador
Colaborador

Feminino Touro Galo
Número de Mensagens : 19
Idade : 43
Localização : Tavira
Emprego/lazer : TSSHT
Pontos : 45
Reputação : 3
Membro desde : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  gaudenzi Qui Jul 29, 2010 1:31 pm

Bruno Maia escreveu:Entao assim de qualquer forma terei que ter uma licenciatura certo?

Correcto
gaudenzi
gaudenzi
Iniciante
Iniciante

Masculino Número de Mensagens : 8
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Eng.º Civil - TSSHT
Pontos : 17
Reputação : 1
Membro desde : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  João Tavares Ter Dez 14, 2010 10:59 am

Eu continuo a achar que a segunda opção dada, a de com uma Licenciatura de poder tirar o complemento de HST no mínimo "irresponsável"...
Porque a maioria dos Eng. Civis com CAP com quem eu já trabalhei só o têm para ter mais curriculo e para serem uns apendices para as empresas em termos de fiscalização, dado que eles em termos de conhecimentos sobre a matéria são umas valentes nodoas...
Ninguém com o curso de 560h, que aperece lá se for preciso 100h aprende alguma coisa...
Mas isto é só a minha opinião...
João Tavares
João Tavares
Colaborador
Colaborador

Masculino Libra Dragão
Número de Mensagens : 23
Idade : 35
Localização : Porto/Lisboa/ Outro lugar dependendo do mês
Emprego/lazer : Técnico Superior de SST
Pontos : 30
Reputação : 1
Membro desde : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  zuna10 Ter Dez 14, 2010 11:51 am

Boas, alguém sabe se há alguma Universidade Pública com o curso "Engenharia da Segurança"???

É que provado...paga-se bem, 300€ por mes...fazendo as contas, em 3 anos, o curso fica em 10800€!!!Isto que se fizer o curso seguido...

Fico a aguardar, obrigado
zuna10
zuna10
Colaborador
Colaborador

Masculino Peixes Tigre
Número de Mensagens : 13
Idade : 38
Emprego/lazer : Técnico de Higiene e Segurança
Pontos : 13
Reputação : 0
Membro desde : 09/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  Carlo Duarte Ter Dez 14, 2010 12:17 pm

Este tema já foi abordado em outro tópico e partilho completamente a opinião do colega João, é inconcebível como ainda existem pós-graduações que deixam alguém licenciado em qualquer área tirar um CAP de nível 5 com 500h de formação, quando já existe licenciatura em HST!

No que toca aos Eng. Civis ainda concordo que tenham acesso à Pós-graduação porque têm conhecimentos do processo construtivo e isso ajuda bastante a identificar situações estruturais. No entanto, como todos sabem, o trabalho de um THST vai muito além disso. Quem tirou a licenciatura ou está a tirar entende bem que não basta a um THST andar em obra a pedir aos trabalhadores para usar capacete e botas, controlar a documentação de máquinas/equipamentos ou a dar "formações" de acolhimento.

Enfim, a nossa área ainda tem muito que andar para se tornar em algo realmente credível perante as organizações.
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  João Tavares Ter Dez 14, 2010 2:11 pm

Existe uma em Felgueiras no Distrito do Porto, pertencente ao IPP.

Aconselho a escola e principalmente os docentes desse curso!

Penso que para já é a única Publica.
João Tavares
João Tavares
Colaborador
Colaborador

Masculino Libra Dragão
Número de Mensagens : 23
Idade : 35
Localização : Porto/Lisboa/ Outro lugar dependendo do mês
Emprego/lazer : Técnico Superior de SST
Pontos : 30
Reputação : 1
Membro desde : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  toliveira Qua Dez 15, 2010 12:47 pm

Gostaria de colocar uma questão a alguns dos comentários anteriores: e o que fazer com todos os TSHST que tem CAp pela via do curso de 560 horas? Todos para o desemprego?

É que a maior parte destes técnicos (aqueles que realmente exercem), como é o meu caso, têm algo que nenhum de nós sai das universidades - experiência e bom senso.

Só uma opinião, porque me parece ridicula toda esta discussão. Terminar daqui para frente até pode ser uma opção, mas é preciso que TODOS os THST se unissem numa ordem ou associação para acabar com o que já se passa na SCIE e poderá vir a passar na Construção.

Cumps.

toliveira
toliveira
toliveira
Experiente
Experiente

Masculino Virgem Galo
Número de Mensagens : 34
Idade : 42
Localização : Vila do Conde
Emprego/lazer : TSHST
Pontos : 58
Reputação : 11
Membro desde : 26/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  Carlo Duarte Qua Dez 15, 2010 2:29 pm

Não vale a pena tirar conclusões de algo que nem foi colocado em causa, até porque o que realmente questionei e vou continuar a questionar é a razão da existência de Pós-graduações que dão exactamente a mesma qualificação profissional que uma licenciatura. É o processo que está mal e não as pessoas que o utilizam, no entanto, é óbvio que ninguém sai preparado para exercer devidamente esta profissão com as ditas 560h de formação.

Ainda compreendo que à alguns anos atrás foi necessário preencher o mercado de trabalho com THST, até porque começava a ser uma obrigação legal, acho que foi boa ideia requalificar pessoas com cursos superiores que estavam com o mercado de trabalho estrangulado. Continuar com esta politica quando a realidade mudou não é aceitável. E não convém esquecer que "qualquer" entidade formadora pode dar estas pós-graduações, o que compromete ainda mais a qualidade das mesmas.
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  João Tavares Qua Dez 15, 2010 3:02 pm

Eu concordo com o foi dito no post anterior, porque passou-se exactamente a mesmissima coisa quando foi o "Booom" da construção! Portugal foi buscar trabalhadores ao estrangeiro para conseguir fazer face aos pedidos, e quando deram por ela, a maioria desses trabalhadores ficou cá...
E a partir daí surgiu o efeito bola de neve porque nunca mais passou...

Ora bem...

Com o caso dos cursos de 560h passa mais ou menos a mesma coisa metaforicamente... Foi-se dar cursos a tua que era gente, e agora que já há cursos especializados para a formação de pessoas nessa àrea, bem, desenrasquem-se pois "nós governo" já ajudamos no combate ao desemprego e alimentamos o mercado com uma especialidade que estava com alto défice de trabalhadores!!!

Agora quanto ao acabarem com o curso... Acho que não deveria acabar, porém devia ser muito mais fiscalizados e ser considerado uma Pós-Graduação e não um complemento habilitacional. Porque não vai um Licenciado em Linguagem Gestual tirar o curso de 560h e depois vai para técnico... Não tem nexo nenhum... Agora uma pessoa com uma Licenciatura em Eng. Civil, já se dá o caso, mas mesmo assim, convenhamos que não é com as 560h...E mesmo neste caso, tem de haver uma maior vistoria porque das 560h serem só obrigados a atender a 35% das mesma, como já vi em muitos relatórios... É de ir as lágrimas e começar a ganhar vontade de distribuir xapadas!!!

Mas pronto... Realidade portuguesa é mesmo isto...
Já estamos habituados, acho eu, ou talvez seja só eu!
João Tavares
João Tavares
Colaborador
Colaborador

Masculino Libra Dragão
Número de Mensagens : 23
Idade : 35
Localização : Porto/Lisboa/ Outro lugar dependendo do mês
Emprego/lazer : Técnico Superior de SST
Pontos : 30
Reputação : 1
Membro desde : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty TSHT III

Mensagem  zuna10 Ter Jan 11, 2011 1:48 pm

Na minha opinião, tambem axo que deveria de haver uma melhor escolha e filtragem dos os licenciados para essa formação de 560H...apenas pela lógica!

Um THST III, tira o curso, trabalha 5...10 anos e na maioria dos casos não consegue progredir na carreira, pois precisa de ir p a universidade?não tem lógica...e dps também não há grandes cursos de especialização que possa tirar a não ser o de Formador!!!

E dps vem uma pessoa (atenção não critico as pessoas que tiram este curso, e ate axo bem) sem ter nada a ver com a área chefiar...e é-lhe concedido o CAP V?

Para mim apenas as Engenharias de Ambiente, Qualidade, Civil e Mecânca e mais uma ou outra...poderiam ter acesso a esta formação!

Abraços e bom trabalho p todos
zuna10
zuna10
Colaborador
Colaborador

Masculino Peixes Tigre
Número de Mensagens : 13
Idade : 38
Emprego/lazer : Técnico de Higiene e Segurança
Pontos : 13
Reputação : 0
Membro desde : 09/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  João Tavares Ter Jan 11, 2011 4:02 pm

Só tenho um pequeno ponto a referir, que se foca na parte do: "...apenas pela lógica."
Não é apenas por isso...
Não cabe na cabeça de ninguém, com a existência de cursos especializados, "abrir a porta" a qualquer um que tenha vontade de ter o CAP de TSST. Só porque tem uma licenciatura...
É quase como se vê em muitos lados, o curso de THST a ser dado em Centros de Formação de Cabeleireiros e Manicures... Como já foi várias vezes referidas pelo Coordenador Executivo para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho da ACT, o Eng. Luís Lopes!
Nos tempos de hoje é inadmissível. Porém ainda ocorre...
João Tavares
João Tavares
Colaborador
Colaborador

Masculino Libra Dragão
Número de Mensagens : 23
Idade : 35
Localização : Porto/Lisboa/ Outro lugar dependendo do mês
Emprego/lazer : Técnico Superior de SST
Pontos : 30
Reputação : 1
Membro desde : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  bteixeira Ter Jan 11, 2011 5:57 pm



Boa Tarde,

Não querendo deitar mais lenha para a fogueira... só queria deixar claro o seguinte... como podem verificar a minha formação de base é a Biologia, pelo que, segundo alguns, não deveria ter enveredado por esta área da SHT...

só queria mesmo dizer que pelo menos na minha "pós-Graduação" não eram permitidas faltas tal como o que se refere por ai (assistência de 100h Lol).. inclusive no meu curso chumbaram 3 pessoas - uma por faltas e, acreditem ou não duas que tiveram que repetir módulos pois não reuniam as condições necessárias para o passarem...

Fala-se muito da construção civil, mas eu só gostaria de perguntar se é um eng.º Civil ou mecânico (com todo o respeito) que vai fazer uma avaliação de riscos biológicos ou químicos? o que é que a formação de base destes dois e de muitos outros serve nesta situação?... poderia dar muitos exemplos, mas como todos devem saber a SHT não é só construção civil - concordo que quem "anda nas obras" deve ser pessoal especializado para tal, tal como quem faz avaliações de risco biológicas/químicas deve ser pessoal qualificado para tal...

por isso acho que esta discussão até pode fazer algum sentido, mas não podemos ver as coisas tão linearmente e tal, como na minha empresa é praticado e me ensinaram no curso de TSSHT, as equipas devem ser multidisciplinares

Mais uma vez volto a dizer que os exemplos citados, são meramente isso... cada um tem o seu valor...e a sua área de especialização

o problema é vivermos num País em que um técnico é contratado para ser "pau para toda a obra" e depois vemos por aí pessoas na construção que não percebem nada do assunto, da mesma maneira que vemos pessoal a fazer avaliações de risco biológico sem saberem a diferença entre um "fungo e uma bactéria"

Vivam as equipas multidisciplinares --- fora com os lobbies ---

cumprimentos, e bom trabalho a todos

bteixeira


bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  João Tavares Qua Jan 12, 2011 10:25 am

Boas,

A sua licenciatura, assim como Eng. Química tem cabimento ter-se possibilidade de fazer-se uma Pós-Graduação em TSST. Agora não se pode como referiu abusar das "equipas multidisciplinares" e por-se um restaurador de mobiliário (sim, porque existe licenciatura para isto) a ter o CAP.

E quanto aos Riscos Químicos e Biológicos, eu falo por mim, tive na minha formação cadeiras especificas e centralizadas nesses temas. Não é necessário ter-se um curso de Eng. Química ou Biológica para saber fazer-se uma Av. de Riscos desses mesmos riscos.
João Tavares
João Tavares
Colaborador
Colaborador

Masculino Libra Dragão
Número de Mensagens : 23
Idade : 35
Localização : Porto/Lisboa/ Outro lugar dependendo do mês
Emprego/lazer : Técnico Superior de SST
Pontos : 30
Reputação : 1
Membro desde : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  zuna10 Qua Jan 12, 2011 10:32 am

Concordo...eu também estou na industria química e elaboro a AR sem qq problema, claro que quanto mais perceber do processo melhor. Não é preciso ser Eng.º Químico para fazer a AR, basta saber e conhecer os produtos, dps no fim da AR faz-se uma reunião, com os Engº e pessoal da manutenção e juntam-se as peças!

Como referi anteriormente, tem de haver uma filtragem, ter o cap e ser licenciado em biologio e exercer a profissão nessa área, tudo bem! Mas se quiser tambem pode ir p as obras, pk tem o CAP V, e ai já não concordo.

Cumps
zuna10
zuna10
Colaborador
Colaborador

Masculino Peixes Tigre
Número de Mensagens : 13
Idade : 38
Emprego/lazer : Técnico de Higiene e Segurança
Pontos : 13
Reputação : 0
Membro desde : 09/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  João Tavares Qua Jan 12, 2011 10:38 am

Concordo com o que diz, mas quanto à parte de ir para as obras, o CAP não separa que tipo de trabalhos, ou competências o Técnico/Eng pode/sabe fazer.

Logo se tem CAP pode ir para "as obras" e ser Eng Quimico Razz

Não existe descriminação de funções. Logo o técnico é "pau para toda a obra" Laughing
João Tavares
João Tavares
Colaborador
Colaborador

Masculino Libra Dragão
Número de Mensagens : 23
Idade : 35
Localização : Porto/Lisboa/ Outro lugar dependendo do mês
Emprego/lazer : Técnico Superior de SST
Pontos : 30
Reputação : 1
Membro desde : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  bteixeira Qua Jan 12, 2011 1:48 pm

Bom dia,

Tal como refere o colega João Tavares o CAP não separa... esse é um dos problemas... segundo sei, na nossa vizinha Espanha existem 3 CAP´s / especializações - Obras, Comercio/Serviços e Indústria...e cada um é alvo de formação própria obviamente
Se calhar passa por aí a correcta atribuição de funções...

Respondendo apenas ao colega zuna10, concordo que não deve ser aceite qualquer um para as obras,
mas pela sua ordem lógica de ideias, então qualquer um que faça umas cadeiras especificas pode fazer o que quer que seja - Eu tive formação em CC e não me acho apto a efectuar coordenação em obra...Logo não a faço... uma questão de responsabilidade...
Mas tenho visto muitos técnicos (com formação especifica) a fazer AVR de Biológicos e Químicos do estilo:

Perigo: Biológico
Risco: Contaminações...
P X C = grau de risco

Muito honestamente isto não é nada... A maior parte nem entra em consideração com o tipo de agente biológico ou grupo...

Na minha opinião acho que desde que o Técnico seja responsável e se actualize (formação e seminários), trabalhe/pesquise e fale com outros colegas e, mais importante de tudo saiba as suas limitações, pode ser um bom técnico em todo o tipo de trabalho

Eu não sei tudo, nem acredito que saberei, mas tento saber o mais que possa do trabalho que tenho em mãos, frequentando formações específicas, seminários, discutindo com técnicos com outras formações e experiência, acompanhando-os em auditorias que possam não ser a "minha especialidade" e, lendo... lendo muito

cumps.


bteixeira
bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Duvida!

Mensagem  Gisela P Seg Mar 07, 2011 8:30 pm

Boa noite.

Peço desculpa por me vir meter na conversa, mas ando com tantas duvidas... pode ser que alguem me consiga ajudar....
Entao é assim licenciei-me em Eng. Civil por bolonha, ou seja, apenas 3 anos. Depois tirei o CAP.

Entao com esta formação que posso eu fazer?! Nada, certo? Relativamente ao TSHST nivel V, terei de o tirar, certo?
Em relação ao TSHST nivel III, ja possu-o é isso? Viste que na minha licenciatura tenho essa cadeira?

Peço desculpa, mas estou mm confusa em relação a isto tudo.

Obrigada.
avatar
Gisela P
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  bteixeira Ter Mar 08, 2011 2:33 pm

Olá Gisela....

Não, não é por ter uma Cadeira que possui CAP, nem por sombras...tem uma licenciatura... independentemente de 3 ou 5 anos, fazendo um curso para Técnicos Superiores de SHT, poderá obter o CAP (corrijam-me se estiver enganado, mas as únicas licenciaturas que conheço que dão acesso directo ao CAP - Eng. de Segurança e Higiene no Trabalho e Técnicos de Saúde Ambiental e, claro os vários mestrados na área que por ai andam...) - não sei se realizar mestrado na sua área, passe a ser reconhecida como possuidora de CAP... infelizmente o directório de cursos (ACT) não está a abrir

para não estarmos aqui a dissertar sobre o assunto, deixo aqui este link (ACT)... veja e, se continuar com duvidas, teremos todo o gosto em ajuda-la.

Link:
http://www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/AreasPrincipais/Tecnicos/acessocap/Paginas/default.aspx

e ainda este:

http://www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/AreasPrincipais/Tecnicos/requisitoscap/Paginas/default.aspx


Cumps,

bteixeira
bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o curso superior Empty Re: Duvida sobre o curso superior

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos