Legislação Online SHST & Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 269 em Qua Out 27, 2021 4:06 am
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo


Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

2 participantes

Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  NDMLC Seg Out 25, 2010 10:51 am

Bom dia a todos.

Antes de mais quero dar os meu sinceros parabéns por este espectacular fórum.

Agora gostaria de vos colocar a seguinte questão:

Somos uma microempresa na área da prestação de serviços de assistência e reparação de portas e automatismos (assim como a sua comercialização e instalação) com apenas 3 pessoas assalariadas (o outro sócio não usufrui de salário nem sequer tem qualquer função na Empresa). Um grande Cliente nosso decidiu pedir-nos os seguintes documentos para podermos continuar a trabalhar para eles:

1 - Fichas de aptidão - Temos tudo em conformidade e já li aqui no fórum que têm que ser assinadas pelos trabalhadores.
2 - Fichas de entrega de EPIs - Temos, entregamos e usamos vários EPIs. No entanto nunca fizemos qualquer registo! Como é que nos safamos desta? Podem-me indicar um modelo para passarmos a fazer esses registos?
3 - Matriz de riscos e aspectos ambientais referentes ás nossas tarefas - Não faço ideia o que isto seja. Nem sei se se aplica à N/ actividade. Podem-me esclarecer?
4 - Folha de pagamento de seguro de trabalho - Temos tudo em conformidade.
5 - Documentos de identificação dos funcionários - Vamos enviar os BIs digitalizados.

Podem-me dar uma ajuda nos ítens 2 e 3?

Obrigado.

Cumprimentos,
Nuno Maciel
avatar
NDMLC
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Re: Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  bteixeira Seg Out 25, 2010 11:16 am


Bom dia,

Relativamente às fichas de entrega de EPI´S, basta criar uma folha onde conste a data, o nome do trabalhador, a função e o sector, e os equipamentos entregues ao mesmo, o qual deve assinar essa mesma folha onde declare qq coisa do tipo:

Declaro que recebi o(s) Equipamento(s) de Protecção Individual abaixo referido(s), comprometendo-me a utilizá-lo(s) de acordo com as instruções recebidas e apenas para os fins para que os mesmos foram previstos, a conservá-los e a mantê-los em bom estado, e a participar todas as avarias ou deficiências de que tenha conhecimento


Em relação à matriz de Riscos e aspectos ambientais, esta matriz, normalmente só é elaborada por quem tem certificação (ou está em processo de ser certificado) pelas ISO 14001 (ambiente), pelo que se não forem, não devem possuir nada do género.
O problema é que esse tal V/ cliente pode exigir que para trabalhar com eles vocês sejam certificados...Podem tentar entrar em acordo com eles e em conjunto elaborarem essa matriz (que obviamente ficará na posse deles)


Espero ter ajudado...

cumps,

bteixeira


bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Re: Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  Carlo Duarte Seg Out 25, 2010 1:49 pm

Mesmo sendo uma micro empresa não invalida a necessidade de ter serviços de HST o que implica igualmente a necessidade de elaborar uma Avaliação de Riscos, o que pode incluir a avaliação da parte ambiental associada às vossas actividades e penso que daí pode surgir o mapa de riscos e aspectos ambientais (estou a supor.. Ambiente não é a minha área)

Sinceramente não creio que a apresentação do mapa de riscos esteja unicamente associado à certificação da ISO, é provável que o cliente queira uma confirmação com os aspectos ambientais são devidamente ponderados..

No que toca ao registo de EPI, pode usar algo parecido com isto..

https://www.yousendit.com/dl?phi_action=app/orchestrateDownload&rurl=https%253A%252F%252Fwww.yousendit.com%252Ftransfer.php%253Faction%253Dbatch_download%2526batch_id%253DZGJkWWVsUnJJMHZ2Wmc9PQ

(é só fazer d/l do documento em Word)
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Re: Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  bteixeira Seg Out 25, 2010 3:26 pm


Boa Tarde,

Efectivamente o amigo Carlo tem toda a razão... sendo ou não microempresa é obrigatório um mapa de riscos no âmbito da SHT, no entanto e, face à frase Matriz de Riscos e Aspectos Ambientais, quer-me parecer que se trata de uma situação exclusivamente relacionada com o ambiente, até por que é um dos requisitos que vêm descritos na ISO, daí ter respondido dessa forma

Aproveito ainda para agradecer a partilha do doc... o nosso modelo é semelhante.. até porque já ninguém vai inventar a roda...
Nunca me ocorreu utilizar o yousendit para estas situações....
Bem Lembrado Very Happy

cumprimentos,

bteixeira
bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Re: Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  NDMLC Ter Out 26, 2010 10:13 am

Bom dia.

Quero agradecer a vossa pronta ajuda. Já tenho os documentos quase todos correctamente preparados para o envio. Apenas me falta elaborar essa tal Matriz de Riscos e Aspectos Ambientais.

Fiquei sem perceber muito bem se ela se aplica ao ramo desta empresa e como se elabora.

O que acham da ideia de eu procurar um modelo na internet e depois altera-lo de modo a se adequar a esta empresa? Conhecem algum modelo bem elaborado?

Obrigado.

Cumprimentos
Nuno Maciel
avatar
NDMLC
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Re: Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  Carlo Duarte Ter Out 26, 2010 10:58 am

Muito sinceramente acho que é preferível não "inventar".. Porque não entra em contacto com o seu cliente e coloca as suas duvidas sobre os aspectos ambientais? Pode ser que lhe forneçam uma minuta do documento ou lhe expliquem o que deve ser feito, como deve ser feito e por quem.

Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Re: Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  bteixeira Ter Out 26, 2010 6:21 pm

Boa Noite,


A matriz pode aplicar-se a todo o tipo de actividades... se alguém souber de alguma actividade que consiga não causar impactes ambientais (sejam eles grandes ou pequenos) pff informem-me.. lol... agora mais a sério...

Sou da opinião do Carlo, efectivamente é possível que existam documentos (matrizes) por ai a circular, no entanto e, uma vez que não é certificado em Ambiente, deverá contactar o cliente e, ainda que não a possua prontificar-se a elaborar a mesma, dentro do modelo que eles usam.... Lembro que não é por terem esta matriz elaborada que passam a ter certificação ambiental, o processo de certificação é extenso e deve seguir vários requisitos da norma ISO 14001.

Chamo apenas a atenção que ao não serem certificados neste âmbito, o cliente (se for essa a politica deles) poderá exigir essa certificação, sob pena de "perderem o contrato" - ainda que nada na legislação obrigue a essa certificação, caso eles tenham como ponto (requisito) a contratação apenas de empresas certificadas poderá correr esse risco, mas.... [b]nada como dialogar com o vosso cliente e chegar a consenso.[/b]


espero ajudar e não assustar ninguém, mas tenho visto várias empresas a rescindirem ou a não renovarem contratos com prestadores pelo facto de não serem certificados em ambiente e/ou Segurança e/ou qualidade, uma vez que só desta forma podem garantir na auditoria de certificação deles (cliente) que todos, inclusive os subcontratados cumprem com os requisitos exigidos pelas normas....


Cumps,

bteixeira
bteixeira
bteixeira
Veterano
Veterano

Masculino Peixes Cavalo
Número de Mensagens : 137
Idade : 46
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Biólogo/TSSHT
Pontos : 385
Reputação : 20
Membro desde : 17/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs" Empty Re: Pedido de ajuda sobre "Matriz de riscos e aspectos ambientais" e "Fichas de entrega de EPIs"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos