Legislação Online SHST & Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Contribua para a manutenção deste site
Aceitam-se doações para ajudar à manutenção deste espaço via Paypal
Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 269 em Qua Out 27, 2021 4:06 am
Estatísticas
Rentabilize o seu tempo


Publipt! Clique Aqui!
Publicidade
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Indices custos para a empresa? Como os calcular?

2 participantes

Ir para baixo

Indices custos para a empresa? Como os calcular? Empty Indices custos para a empresa? Como os calcular?

Mensagem  Carlo Duarte Ter Ago 18, 2009 9:37 am

Bom dia a todos!

Estou a elaborar pela primeira vez uma tabela com os índices dos Acidentes de trabalho (frequência, gravidade, incidência, duração) para análise do primeiro semestre na minha empresa. Esta tarefa está praticamente concluída, faltando realizar um relatório para a administração e respectivas direcções de produção, no entanto, acho que falta algo para sensibilizar estes elementos.

Sinto que ao apresentar somente os resultados dos índices que mencionei não terei grande resultado, sendo que a realidade actual se manterá. (IF=116,74 IG=1,66) Como se pode comprovar segundo a tabela da OMS os valores excedem o muito mau.

A minha ideia era tentar achar os custos associados aos acidentes de trabalho, será que existe algum modo de achar um valor aproximado? Tenho noção que os AT têm os custos directos e indirectos e que se torna bastante difícil retirar um valor preciso das despesas associadas a todos os encargos, no entanto, já ficava contente se fosse possível retirar um número aproximado. Seja somente baseado nos dias perdidos ou em vários factores.
Após uma breve abordagem com a pessoa responsável por a contabilidade (trata das seguradoras) deixou bem explicito que um AT não implicava qualquer perda monetária para a empresa devido ao facto do seguro cobrir as despesas. Devo confessar que fiquei sem argumentação (talvez devido à minha reduzida experiencia na área) para contrapor o que me foi transmitido, muito sinceramente tinha a noção que o prémio do seguro aumentava consoante a frequência/gravidade dos acidentes de trabalho.

Não será credível avaliar os custos dos AT sobre um valor estimado de produtividade do trabalhador? Será que a empresa não tem qualquer cargo adicional devido ao facto do valor dos custos hospitalares, baixa estão cobertos por os seguros?

Mesmo ao colocar a questão de necessidade de contratação de um trabalhador para o tempo de baixa do trabalhador acidentado, a pessoa responsável afirmou que isso não comporta qualquer despesa adicional para empresa.
Espero que alguém possa esclarecer esta situação.

Obrigado
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Indices custos para a empresa? Como os calcular? Empty Re: Indices custos para a empresa? Como os calcular?

Mensagem  Paulo Ferreira Ter Ago 18, 2009 5:02 pm

Carlo Duarte escreveu:
Após uma breve abordagem com a pessoa responsável por a contabilidade (trata das seguradoras) deixou bem explicito que um AT não implicava qualquer perda monetária para a empresa devido ao facto do seguro cobrir as despesas. Devo confessar que fiquei sem argumentação (talvez devido à minha reduzida experiencia na área) para contrapor o que me foi transmitido, muito sinceramente tinha a noção que o prémio do seguro aumentava consoante a frequência/gravidade dos acidentes de trabalho.

Olá Carlos,
A informação do seu "contabilista" é corresponde a meia verdade. Na realidade a seguradora cobre as despesas de tratamento e recuperação do sinistrado, bem como eventualmente alguns danos ou perdas materiais. Isto claro, se o acidente não for descaracterizado(*).
Por outro lado, é normal muitos directores e gestores de empresas, esquecerem-se que existem mais custos, os tais difíceis de contabilizar, associados aos acidentes de trabalho.
Algumas publicações representam os custos directos do acidente como a ponta do iceberge (à tona) e os custo indirectos como toda a massa de gelo submersa.

Deixo aqui, a exemplo, alguns dos custo associados aos acidentes e que poderá com maior ou menor dificuldade calcular.
- remuneração do trabalhador acidentado desde a hora do acidente até ao final do dia de trabalho (pois é, a seguradora não paga o dia do acidente de trabalho)
- paragem do trabalho (inclui: paragem dos colegas em torno do acidentado até que este é retirado do local do acidente, quebra do ritmo produtivo, etc...)
- diminuição da produtividade dos colegas no resto do dia de trabalho e, eventualmente nos dias seguintes (quer por transtorno quer por dependência no trabalho a desenvolver do trabalhador acidentado)
- substituição do trabalhador sinistrado durante o período de ausência (inclui remuneração e formação do substituto)
- danos materiais (máquinas, equipamentos, ferramentas, etc...)
- material de 1ºs socorros utilizados no socorro à vítima

(*) muitas seguradoras encontram-se de momento a enviar às empresas peritos para avaliar os acidentes.

Cumps,
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Administrador
Administrador

Masculino Capricórnio Cobra
Número de Mensagens : 556
Idade : 46
Localização : Maia
Emprego/lazer : TSSHT
Pontos : 590
Reputação : 73
Membro desde : 21/07/2008

https://legisonline.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Indices custos para a empresa? Como os calcular? Empty Re: Indices custos para a empresa? Como os calcular?

Mensagem  Carlo Duarte Qua Ago 19, 2009 5:13 pm

Obrigado pela resposta.

Após uma conversa com os directores de produção foi possível chegar a um valor que pode ser associado aos dias perdidos de um acidente de trabalho.

A diferença entre o custo de um trabalhador para a empresa e o valor cobrado ao cliente. Ou seja, valor retirado pode corresponder à perda de produtividade do trabalhador.

Imaginemos que;

- Um trabalhador custa á empresa 10€/h
- A empresa cobra ao Cliente 15€/h

*foi estipulado os 5€ como média independentemente da categoria profissional

Ou seja, um dia de baixa devido a um acidente de trabalho corresponde a 5€/h de produtividade perdido. 40€ Diários.

Será este valor minimamente credível? A este valor depois pode acrescer o resto dos custos relacionado ao acidente que não são comportados por a Seguradora.

Um problema interligado a este calculo é que somente diz respeito aos trabalhadores da produção! E se uma pessoa da administração tem um acidente? O valor já não é igual.. Enfim, cada vez mais compreendo que este tema é complexo e exige a conjugação de vários factores, alguns bem complicados de determinar e retirar um valor.

Sinto que se determinar um numero traduzido em €, será mais facil sensibilizar os responsáveis para a importancia da Segurança na Empresa! O problema é chegar a um numero credivel
Carlo Duarte
Carlo Duarte
Veterano
Veterano

Masculino Capricórnio Galo
Número de Mensagens : 130
Idade : 42
Localização : Santarém
Emprego/lazer : THST / Técnico de Gestão Ambiental
Pontos : 265
Reputação : 20
Membro desde : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Indices custos para a empresa? Como os calcular? Empty Re: Indices custos para a empresa? Como os calcular?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos